Quem a fotografia me apresentou…

Quando eu iniciei na fotografia não tinha idéia do que existia. Não tinha noção de que tipo de fotografia eu mais gostava. Nem de estilo, nem de espaço físico, características técnicas, como tipo de luz, nada de nada.

Não sabia o nome de ninguém (acho que talvez só Bob Wolfenson), não conhecia nem a Annie Leibovitz. Era uma completa ignorante…mas já parou para pensar que delícia que é ser ignorante? Um mundo de aprendizado se apresenta a você, e você, no caso eu, me tornei uma criança deslumbrada…queria saber tudo, ver tudo, testar tudo…

Eu ainda sinto assim, mas hoje estou mais madura na profissão e as minhas experiências e referencias já são mais claras. Mas nunca, nunca deixo de me surpreender e deslumbrar.

No início, apesar de já ter cursado fotografia na PanAmericana, sai de lá com pouquíssima bagagem em relação ao que chamados de “mercado comercial”. A escola havia me dado uma boa noção do “mercado autoral”. E continuei com um grupo de estudos em fotografia, junto ao meu professor Daniel Salum, até o ano passado (ainda vou voltar!).

Ai fui pesquisando e encontrando praticamente um tesouro. Fotografias de família, casamento, autorais que praticamente conversavam comigo. Quantas noites em claro olhando blogs e tentando descobrir quem eram esses artistas da vida real. Fui atrás de entender o mercado e fiz workshops, cursos, treinamentos com fotógrafos incríveis. E aprendi muito, mas duas coisas eu aprendi mais:

  1. descobri que o caminho fotográfico é único, é meu. Que ninguém possui meu olhar, que mesmo se isso fosse possível, não teria o MEU coração e a minha bagagem de vida. Que o que eu gosto,  como me comporto, minha busca, minha atitude diante da vida, dos clientes, também são exclusivas…e que até podemos receber dicas técnicas, o que de fato me ajudou muito, mas elas não podem interferir na sua essência e no que você acredita do seu trabalho. Eu jamais trocaria meu equipamento porque alguém trocou, eu jamais iria fazer uma pratica fotográfica usando as fotos de portifólio, eu jamais iria viver tentando algo que não me pertencesse. Isso NUNCA aconteceu.
  2. conheci pessoas incríveis, verdadeiros amigos, e é por causa desse ponto, que iniciei o post. Falo com frequência com quase todos eles, eles me apresentam outros possíveis amigos, a gente já viajou juntos,  já ficaram em casa e embora alguns estejam distantes, estão próximos do coração. A gente se ajuda, troca verdadeira, todos encaramos que o mercado é tão gigante, e que sendo profissional autônomo, existe espaço para todos nós. No dia a dia, isso é um tesouro…saber ouvir críticas, pegar sugestões, opiniões…tanta coisa boa já rolou que nem caberia em um post.

As fotos que seguem abaixo é sobre um desses encontros. Não tenho fotos com todos meus amigos da fotografia (infelizmente). Quem sabe um dia, a gente consiga REUNIR só gente bacana e que se gosta verdadeiramente. Nem que seja para não fazer nada, ou só para conversar, trocar, sem pretensões comerciais, ou regras pré-estabelecidas. Eu queria muito que essa REDE REUNIR só crescesse em amor e união.

Julias, Camila, Bruna, Sabrina, Thalitas, Caios, Marina, Caca, Carla, Irmina, Savio, Simone, Jaiel, Frankie, Marilia, Johansson, Thais, Licius, Junia, Juliana, Rodrigo, Aksa, Juan, Cindy, Jacqueline, Fabiano, Roberto, Soraia, Maike, Mari, Thamine, Renato, Fer Cesar, Bruna, Pri Camara, Riguette, Raquel, Valentina, Adri, Sheena, Erika, Mada, Marcelo, Vitor, Ale, Luana, Rafa, Jesse, Bruna e a lista não pára…(desculpa se esqueci de alguém…)

OBRIGADO por fazerem parte da minha história…e vocês, que não conhecem o trabalho dessa galera…deveriam porque eles são INCRÍVEIS!

Abaixo os workshops/treinamentos de fotografia que realizei desde que sai da Escola Pan Americana de Arte:

  • Marina Lomar – é de PIRAR!
  • Simone Silverio – estudei com eles na Pan e sempre os acompanhei…são empreendedores natos!
  • Ame (The Kreulichs) – tudo que esses aqui fazem é incrível!
  • ACorDAR (The Kreulichs)
  • Ferjuarist – não conhece? Então tá perdendo!
  • Erika Verginelli (na época que ainda fazia ensaios), hoje ela é umas das fotógrafas brasileiras de moda infanto-juvenil mais reconhecidas…
  • 18 elementos – eles se separaram e cada um seguiu sei caminho…mas continuam fotografando e os caras são muito bons!
  • Edoardo Agresti, Sal Cincotta e o casal Jeffrey e Julia Wood (Wedding Prime 2014) – mudou minha visão de negócios! Gringo sabe ganhar grana…
  • Photo Field Trip 2015 Califórnia – esse merece um post separado…
  • Panoptes – super referência! Foi o último e sai de lá com a cabeça fumando…

Queridos que leram até aqui, NUNCA deixem de estudar, aprender, mas também NUNCA deixem de se relacionar…a vida é muito curta para darmos espaço para a solidão…

Se quiserem conversar mais sobre esse assunto, pedir dicas, que cursos fazer, ou então trocar idéia, jogar conversa fora, me conhecer melhor, deixar eu te conhecer melhor, sair para fotografar, ou até criticar, qualquer coisa…manda um e-mail para contato@mikamato.com. Vou amar falar com vc!

Beijos e até breve

Mika Amato – Fotógrafa de Essência

 

 

 

 

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

Menu